quarta-feira, 11 de maio de 2016



Indianapolis Colts




Primeiro Baltimore Colts



Após a segunda guerra mundial, a All America Football Conference (uma liga profissional de futebol americano) foi organizada. No segundo ano da AAFC, os Miami Seahawks mudaram-se para a cidade de Baltimore, Maryland. Após uma votação popular, a franquia passou a ser chamada de Baltimore Colts. Os Colts jogaram até 1949 na AAFC, quando a liga fundiu-se com a NFL. A franquia de Baltimore, todavia, jogou apenas a temporada de 1950 da NFL, quando foi dissolvida e realocada.







Segundo Baltimore Colts




Em 1953, um grupo de Baltimore, altamente apoiado pelos governantes da cidade e liderados pelo empresário Carl Rosenbloom, conquistou o direito de fundar uma franquia da NFL na cidade. As quatro primeiras temporadas dos novos Baltimore Colts foram extremamente conturbadas. A partir da temporada de 1957, contudo, a equipe começou a progredir.




Em 1956, os Colts haviam contratado um jogador dos Pittsburgh Steelers: Johnny Unitas. O quarterback, que fora selecionado no 9º round do draft de 1955 pela equipe da Pensilvânia, foi a melhor decisão que a franquia de Baltimore já tomou. Unitas foi um dos principais responsáveis por salvar os Colts de suas péssimas temporadas e levar a equipe de Maryland a um patamar nunca antes conhecido.






Em 1958, os Baltimore Colts conseguiram um desempenho de nove vitórias e três derrotas na temporada regular. Era a primeira vez que a franquia participava dos playoffs da NFL. Os Colts venceram todos os jogos dos playoffs e finalmente chegaram ao NFL Championship.



Na partida contra os New York Giants, Johnny Unitas foi decisivo. O quarterback passou para 349 jardas e 1 touchdown. No final, a franquia de Baltimore venceu o título máximo do futebol americano da época por 23 x 17. A partida teve um nível técnico tão alto que ficou conhecida como The Greatest Game Ever Played (“A maior partida já jogada”).




Após a conquista do NFL Championship de 1958, os Baltimore Colts voltaram para a temporada de 1959 com tudo. A temporada de 1959 foi, diga-se de passagem, muito semelhante à anterior. Após novamente um recorde 9-3 na temporada regular e vitórias em todos os jogos dos playoffs, os Colts voltaram à disputa pelo NFL Championship.


Novamente contra os New York Giants, os Colts obtiveram sucesso. Liderados por Johnny Unitas, a franquia de Maryland venceu o adversário por 31 x 16. E o melhor de tudo: em casa. O 1959 NFL Championship Game ocorreu em Baltimore, Maryland, com o Memorial Stadium lotado (57 545 pessoas).







A partir de 1958, os Baltimore Colts deixaram de ser apenas uma franquia que chegou à NFL pela política de expansão da liga e passaram a ser um dos times mais temidos da National Football League.




Em 1963, o lendário Don Shula passou a ser o head coach dos Baltimore Colts. No ano seguinte, a equipe de Maryland voltou ao NFL Championship Game, quando perdeu para os Cleveland Browns por 27 x 0.






Quatro anos mais tarde, a vingança viria: sob o comando do quarterback reserva, Earl Morrall, os Colts massacraram a franquia de Ohio por 34 x 0 e conquistaram o NFL Championship. Morrall, que estava substituindo Johnny Unitas (lesionado), ainda conquistou o título de MVP da temporada.




Após a conquista, os Baltimore Colts foram jogar o Super Bowl III contra os New York Jets (a partir de 1961, o campeão da NFL passou a jogar contra o campeão da AFL para definir qual seria a melhor equipe do país). Na partida, os Colts perderam por 16 x 7 e não conseguiram realizar o sonho de conquistar o primeiro Super Bowl.




Com a fusão entre a NFL e a AFL em 1970, os Colts passaram a jogar pela AFC Leste. Em sua primeira temporada pela NFL que conhecemos nos dias de hoje, a franquia de Maryland conseguiu um recorde de onze vitórias e apenas duas derrotas. Sob o comando do head coach Don McCafferty, os Colts venceram todos os jogos dos playoffs e chegaram ao Super Bowl V. Na partida contra os Dallas Cowboys, Johnny Unitas não jogou bem e após sofrer uma lesão na costela, foi substituído por Earl Morrall. Após estar perdendo por 13 x 6, Morrall comandou a equipe de Baltimore para uma belíssima reação e encerrou a partida com a vitória por 16 x 13 e a conquista do Super Bowl V.



Indianapolis Colts




Em 1972, o empresário Robert Irsay comprou a franquia de Baltimore. Sob a administração de Irsay, os Baltimore Colts nunca mais obtiveram sucesso. Em 1983, o proprietário dos Colts desejava melhoras no Memorial Stadium ou até mesmo a construção de um novo estádio. Após pífias temporadas na NFL e muitas divergências com os governantes de Baltimore, Irsay decidiu realocar sua franquia para a cidade de Indianapolis, Indiana.





Os Indianapolis Colts, sofreram exaustivamente no início da sua história. Em 1997, a franquia de Indianapolis conseguiu apenas três vitórias e treze derrotas. Todavia, há males que vêm para o bem. No ano seguinte, os Colts conseguiram a primeira escolha geral do draft da NFL. Com a escolha, a equipe de Indiana selecionou ninguém menos do que Peyton Manning.





A era Peyton Manning




Peyton Manning está para os Indianapolis Colts assim como Johnny Unitas está para os Baltimore Colts. A chegada do quarterback da Universidade do Tennessee simplesmente revolucionou não somente a franquia de Indianapolis, mas toda a NFL. Selecionado durante 14 oportunidades para o Pro Bowl, Manning conseguiu levar os Indianapolis Colts para o primeiro Super Bowl da história da franquia.



Após um recorde de doze vitórias e quatro derrotas na temporada regular de 2006, os Colts derrotaram Chiefs, Ravens e Patriots nos playoffs até chegarem no Super Bowl XLI. Na partida contra os Chicago Bears, Manning lançou para 247 jardas e 1 touchdown. O camisa 18 liderou a franquia de Indiana a uma vitória por 29 x 17, tornando-se o MVP da partida e conquistando o primeiro título nacional para os Indianapolis Colts.



Manning continuou jogando em alto nível pelos Colts. Entretanto, em 2011, uma lesão o tiraria da equipe de Indianapolis. No dia 23 de maio, Peyton Manning teve de realizar um procedimento cirúrgico em seu pescoço. O quarterback ficou de fora de toda a temporada e assistiu a seu time realizar uma temporada com catorze derrotas e apenas duas vitórias.




A era Andrew Luck



No ano seguinte, os Indianapolis Colts conquistaram o direito de escolher primeiro no draft da NFL. A franquia de Indiana decidiu, então, selecionar um quarterback de Stanford: Andrew Luck. Peyton Manning estava fora dos planos e, portanto, foi dispensado. O veterano, posteriormente, assinaria com os Denver Broncos.







Em apenas três temporadas com os Colts, Luck já passou para 14 838 jardas e 101 touchdowns. O camisa 12 é, não somente o futuro da franquia de Indiana, mas também a esperança de mais um Super Bowl para os Indianapolis Colts!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores