terça-feira, 12 de abril de 2016



You like that!



Após uma temporada com onze derrotas e apenas cinco vitórias em 2011, os Washington Redskins decidiram selecionar um franchise quarterback no draft do ano seguinte. As melhores opções eram Andrew Luck, da Universidade de Stanford e Robert Griffin III, de Baylor. Todavia, inúmeras equipes acima dos Redskins também desejavam estes quarterbacks.







Os Indianapolis Colts possuíam a primeira escolha do draft de 2012. A equipe de Indiana já havia anunciado que selecionaria no draft um substituto para Peyton Manning: Andrew Luck. Deste modo, o único quarterback de peso disponível neste ano para os Redskins era Robert Griffin III.



Para selecionar RGIII, a franquia de Washington ofereceu suas escolhas de primeiro round de 2012, 2013 e 2014 pela 2ª escolha geral do ano e por uma escolha de segundo round no mesmo draft, que pertenciam aos Saint Louis Rams.



Em sua primeira temporada na NFL, Robert Griffin III jogou um absurdo. O camisa 10 dos Redskins passou para 3200 jardas, 20 touchdowns e sofreu apenas 5 interceptações. Para se ter uma ideia, nesta mesma temporada Luck sofreu 18 interceptações. O sucesso de RGIII como jogador profissional refletiu no bom desempenho de sua equipe. Na temporada de 2012, os Redskins anotaram um recorde 10-6, classificando-se para os playoffs. No Wild Card Round, a equipe da capital norte-americana perdeu para os Seattle Seahawks por 24 x 14.



O sucesso de Griffin na temporada de 2012, entretanto, dividiu espaço com um dos maiores problemas do quarterback: as lesões. Na semana 14 da temporada regualr de 2012, RGIII sofreu uma lesão em seu joelho direto, após pancada de Haloti Ngata. O quarterback voltou a jogar na semana 16. na partida válida pelo Wild Card Round, Griffin sofreria sua segunda lesão como jogador profissional. 








A partir deste momento, o brilhantismo de RGIII seria apagado por concussões e lesões no joelho direito. O quarterback nunca mais foi o mesmo. Realizou temporadas horríveis. Até 2015.



Para quem não se lembra, em 2012 os Redskins selecionaram um quarterback no 4º round do draft: Kirk Cousins. A ideia da equipe de Washington era colocar o quarterback de Michigan State como reserva de RGIII. Contudo, a franquia da capital da América mal sabia que o então backup, Cousins, tornar-se-ia o franchise quarterback.


Cousins assumiu a titularidade definitiva da equipe na pré-temporada de 2015, quando Griffin, novamente, sofreu uma concussão na partida contra os Detroit Lions. A partir daí, o quarterback não largaria mais o comando dos Redskins.



Após um começo ruim na temporada regular de 2015, Kirk Cousins foi extremamente criticado pela mídia norte-americana. Na semana 7, todavia, os Washington Redskins receberiam os Tampa Bay Buccaneers no FedEx Field. Após estar perdendo por 24 x 7 no primeiro tempo, Cousins liderou os pele-vermelhas para uma virada inesquecível. 








Após o fim da partida, o camisa 8, dirigindo-se para o vestiário, encontrou alguns repórteres e proferiu uma lendária frase que marcaria sua carreira: You like that! (“Vocês gostaram disso!”).






Sob o comando de Cousins, o time de Washington conseguiu reverter um recorde 2-4 para um 9-7. A cada touchdown do quarterback, a torcida dos Redskins gritava em uma só voz “You like that!,You like that!...” O carisma do Capitão Kirk conquistou a capital do país e garantiu uma vaga nos playoffs! 




Perceba a torcida gritando "You like that!"




Com o findar da temporada regular, os Washington Redskins foram jogar o Wild Card Round. Na partida contra os Green Bay Packers, Cousins jogou muito. Porém, o quarterback não conseguiu evitar a derrota para o time de Wisconsin.










Na próxima temporada, Cousins certamente continuará como quarterback titular. Com a posição de quarterback definida, o head coach Jon Gruden deve utilizar o draft de 2016 para recrutar bons offensive linemen, que deem tempo e proteção para Cousins. Por outro lado, uma certeza já temos: Robert Griffin III estará bem longe de Washington. Espero que o quarterback possa encontrar uma boa equipe e volte a jogar o futebol que conquistou a NFL em 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores