quarta-feira, 13 de abril de 2016



 Jacksonville Jaguars



Em 1989, o grupo Touchdown Jacksonville! foi organizado. Inicialmente, a equipe contava com o futuro governador da Flórida e atual candidato à presidência dos Estados Unidos, Jeb Bush; o empresário Tom Petway e o magnata Wayne Weaver. Em 1991, a NFL anunciou que pretendia expandir a liga com a criação de duas novas equipes.Nesse contexto, o grupo Touchdown Jacksonville! Organizou uma oferta à direção da NFL a fim de fundar um time profissional na cidade. 




O EverBank Field é a atual casa dos Jaguars





Em outubro de 1993, a NFL anunciou que a cidade de Charlotte, na Carolina do Norte, havia recebido o direito de fundar uma franquia de futebol americano. No mês seguinte, os proprietários da liga definiriam a segunda cidade: Jacksonville. A cidade do interior da Flórida era uma das menos cotadas para receber uma franquia da NFL. Todavia, após um 26 x 2 na votação entre os proprietários da liga, Jacksonville desbancou cidades como Saint Louis e Baltimore e conquistou o direito de criar os Jacksonville Jaguars.




A era Tom Coughlin




Em janeiro de 1994, Wayne Weaver escolheu Tom Coughlin para ser o primeiro head coach dos Jaguars. No ano seguinte, chegava o NFL expansion draft. Com a primeira escolha geral, os Jags poderiam selecionar um jogador de uma equipe profissional. De fato, a franquia da Flórida escolheu o quarterback dos Arizona Cardinals, Steve Beuerlein. Os Jags ainda contrataram o então quarterback dos Green Bay Packers, Mark Brunell para ser o backup de Beuerlein. Todavia, em pouco tempo Brunell ganharia a posição de Beuerlein.






Sob o comando de Brunell e Coughlin, os Jags iniciaram sua atividade na NFL em 1995. A temporada seguinte, entretanto, seria a primeira de quatro belíssimas campanhas dos Jaguars na liga. Após um recorde de nove vitórias e sete derrotas na temporada regular, a equipe da Flórida conseguiu se classificar para o primeiro jogo de playoff da sua história. Pelo Wild Card Round, os Jags venceram os Buffalo Bills por 30 x 27 e avançaram na competição. No Divisional Round, a equipe venceu os Denver Broncos pelo mesmo placar do jogo anterior e garantiu uma vaga na final da AFC. Na partida que levaria o vencedor ao Super Bowl, os Jaguars não conseguiram resistir a Tom Brady e cia e perderam o jogo por 20 x 6.



Nas três temporadas seguintes, os Jacksonville Jaguars continuaram a jogar em alto nível. Para se ter uma ideia, na temporada de 1999, os Jags derrotaram os Miami Dolphins, rivais de estado, por 62 x 7 na partida válida pelo Divisional Round. De 2000 a 2002, contudo, a franquia da Flórida não conseguiu obter o mesmo sucesso das temporadas anteriores e o head coach Tom Coughlin foi demitido.




A era Jack Del Rio



Em 2003, Jack Del Rio assumia o cargo de treinador principal dos Jacksonville Jaguars. Durante o intervalo do terceiro jogo da temporada regualr, o head coach decidiu colocar o quarterback Mark Brunell no banco. Byron Leftwich assumiu a posição de quarterback da equipe. A era Coughlin-Brunell definitivamente chegava ao fim. Sob o comando de Leftwich e Del Rio, os Jags conseguiram retornar aos playoffs em 2005. Após um recorde 12-4 na temporada regular, a franquia da Flórida perdeu o Wild Card Round por 28 x 3 contra os New England Patriots.



Em 2006, os Jacksonville Jaguars conheceriam um dos melhores jogadores de sua história. No draft deste mesmo ano, a equipe da Flórida selecionou um running back dos UCLA Bruins no segundo round: Maurice Jones-Drew. Com a camisa dos Jags, Jones-Drew correu para 8071 jardas e anotou 79 totais touchdowns. O running back ainda foi responsável por levar sua equipe aos playoffs de 2007, onde os Jaguars fariam o último jogo de post-season de sua história.






Após quatro temporadas desastrosas, Jack Del Rio foi demitido dos Jags. No lugar, Mike Mularkey assumiu o cargo de head coach. Mularkey, por sua vez, permaneceu em Jacksonville durante apenas um ano. Em 2013, Gus Bradley tornou-se o treinador da equipe.




A era Gus Bradley



Após um recorde de quatro vitórias e doze derrotas em 2013, os Jags conquistaram a terceira escolha geral do draft do ano seguinte. Com a escolha, Gus Bradley decidiu selecionar um quarterback da University of Central Florida: Blake Bortles. Bortles, o atual franchise quarterback, renovou as esperanças do povo de Jacksonville. Sob o comando de Bortles-Bradley, a franquia tem melhorado na NFL e, num futuro próximo, deve voltar aos playoffs.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores