sábado, 5 de dezembro de 2015



A História do Futebol Americano

“O futebol americano é filho do rugby e neto do futebol.” Esta frase, de Paulo Mancha D'Amaro, explica sucintamente o modo pelo qual esse esporte reúne características de ambos os esportes anteriores e, consequentemente, conquista gente de todos os povos, línguas e raças.

Na década de 1860, muitos estudantes norte-americanos saíam de sua terra natal para estudar na Inglaterra. Ao chegar lá, passavam a praticar o rugby e o futebol, propriamente dito. Quando retornavam para os Estados Unidos, traziam consigo as experiências desses dois esportes, até criar o futebol americano.

A criação do futebol americano se deu por volta do ano de 1873, quando Walter Camp, juntamente com representantes das universidades de Columbia, Rutgers, Princeton e Yale criaram a “Intercollegiate Football Association”, a primeira liga de futebol americano. No início, o jogo corrido predominou exacerbadamente no futebol americano. Contudo, treinadores como Eddie Cochems, Amos Alonzo Stagg, Parke H. Davis, Knute Rockne e Glen “Pop” Warner passaram a introduzir o jogo aéreo na partida, tornando o futebol americano semelhante ao que conhecemos nos dias de hoje.






Walter Camp, Running Back da Universidade de Yale e patrono do futebol americano.



   O primeiro jogador de futebol americano profissional foi William “Pudge” Heffelfinger, que em 1892 recebeu um contrato de US$ 500 para jogar pelo time da Allegheny Athletic Association contra a equipe do Pittsburgh Athletic Club.

Em 1920, a American Professional Football Association foi formada, que por sua vez daria lugar em 1922 para a National Football League.
Após um peródo conturbado, com diversas fissões e fusões entre as ligas de futebol americano, a American Football League (AFL) criada em 1960 e a National Football League (NFL) decidiram juntar- se no ano de 1970, formando a National Football League (NFL) que conhecemos nos dias de hoje.

Mesmo com uma história confusa e conturbada, uma coisa não podemos esquecer: o futebol americano é o melhor esporte do mundo!





William "Pudge" Heffelfinger, o primeiro jogador profissional de futebol americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores