terça-feira, 17 de maio de 2016



Futebol americano: um esporte para todos os gêneros




Por muito tempo, o futebol americano foi estigmatizado como um esporte só para homens. E, de fato, a predominância do sexo masculino é gritante. Todavia, nos últimos anos, o número de mulheres no esporte em questão vem crescendo exponencialmente.



Quando me refiro ao número de mulheres no futebol americano, não estou mencionando somente aquelas que praticam o esporte. Existem sim diversas ligas de futebol americano feminino. Entretanto, a participação das mulheres não se limita apenas à prática do esporte. Há mulheres nas comissões técnicas das franquias da NFL. Há mulheres apitando os jogos da NFL. Há mulheres trabalhando com o fantástico futebol americano. Vejamos quais são as principais personagens do futebol americano atual:



Sarah Thomas – Em 2007, Sarah tornou-se a primeira mulher a apitar um jogo de futebol americano universitário: a partida entre Memphis e Jacksonville State. Dois anos depois, a árbitra dirigiu o Little Caesars Pizza Bowl, entre as universidades de Marshall e Ohio. No dia 8 de abril de 2015, a carreira de Sarah Thomas atingiu outro patamar. Thomas tornou-se a primeira árbitra da história da NFL! Usando o uniforme com o número 53, Sarah Thomas estreou na liga na partida entre Kansas City Chiefs e Houston Texans, no dia 13 de setembro do mesmo ano.



Sarah Thomas and Jen Welter talk before Saturday's preseason game. (USATSI)




Jennifer Welter – Jennifer jogou durante vários anos em equipes profissionais e semi-profissionais de futebol americano, como os Dallas Diamonds e os Dallas Dragons. A atleta ainda jogou em 2014 como running back de Texas Revolution, uma equipe masculina de futebol americano indoor. No ano seguinte, Jen Welter foi contratada pelo próprio Texas Revolution para ser treinadora de linebackers e de time de especialistas. Se você pensa que a carreira de Welter no futebol americano limitou-se a isto, está muito enganado. Em julho de 2015, a treinadora chegou à NFL, contratada como auxiliar técnica de pré-temporada dos Arizona Cardinals.











Kathryn Smith – Kathryn formou-se em administração desportiva em 2007 na St. John's University, em New York City. Todavia, em 2003, a estudante universitária passou a trabalhar nos New York Jets. Durante boa parte de sua carreira na NFL, Kathryn desempenhou funções administrativas. Entretanto, em 2009, a chegada de Rex Ryan na franquia de New York mudou totalmente sua trajetória. O head coach gostou demais da recém-formada administradora. No final de 2014, Rex Ryan foi demitido dos Jets e contratado, no ano seguinte, pelos Buffalo Bills. O treinador fez questão de levar Kathryn Smith consigo para a equipe de Buffalo. No seu primeiro ano trabalhando nos Bills, Kathryn desempenhou funções administrativas. Contudo, em 2016, Rex Ryan promoveu-a à coordenadora do controle de qualidade dos times de especialistas. Kathryn tornou-se a primeira mulher a treinar uma franquia da NFL em tempo integral!



Link permanente da imagem incorporada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores