quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

As Regras do Futebol Americano



O Futebol Americano, embora possua diversas regras e penalidades difíceis de serem compreendidas, basicamente tem um objetivo: atravessar a end zone adversária.
A end zone nada mais é do que o final do campo. A partida é composta por dois times. Cada time é subdividido em três, o time de ataque, o time de defesa e o time especial. 22 jogadores podem estar em campo, 11 de cada lado.


Na imagem acima, podemos observar a end zone do Gillette Stadium, casa do New England Patriots.


O Kickoff

A partida começa com o tradicional "cara e cora" para definir qual equipe recebrá ou chutará o kickoff (chute inicial). Após o kickoff, o time retornador pode pedir o touchback (se ele agarrar a bola dentro da sua própria end zone, avisa o árbitro que não retornará o chute e, portanto, o time de ataque começará a partida da linha de 20 jardas de seu próprio campo). O time de retorno também pode simplesmente pegar a bola e sair correndo em direção à end zone adversária. Neste caso,  é válido o máximo avanço do retornador. 

O jogo

Após os times especiais saírem de campo (os times responsáveis por chutar e receber a bola), os time que recebeu a bola entra com seu ataque em campo, enquanto que o time que chutou, entra com a defesa. O time de ataque tem 4 chances para avançar 10 jardas com a bola, seja correndo com esta ou passando pelo alto. Caso consiga avançar essas 10 jardas ou mais, o time ganha mais 4 chances para avançar mais 10 jardas e assim sucessivamente. Se o time de ataque não conseguir avançar as 10 jardas, a bola é entregue naquela região do campo para o time adversário. Por isso, costumeiramente, os times usam da 4ª tentativa para devolver a bola para o adversário, através do punt.


O jogador dos Atlantas Falcons realiza o punt.


O touchdown

Se o time avançar até a end zone  adversária, cruzando o plano de gol, é considerado o touchdown, que vale 6 pontos. Após o touchdown, o time tem o direito a chutar a boloa da linha de 15 jardas, ganhando 1 ponto ou tentar fazer novamente um touchdown, desta vez da linha de 2 jardas e valendo 2 pontos.


O Field Goal

Caso o time de ataque não consiga anotar um touchdown, e já tenha gasto suas 3 primeiras tentativas para avançar 10 jardas, é possível chutar a bola para anotar um field goal e ganhar 3 pontos. Vale lembrar que caso o time erre o field goal, o adversário entrará em campo com a bola na linha de onde o kicker tentou acertar o gol. O field goal mais longo da história foi anotado por Matt Prater, na época jogador dos Denver Broncos. O chute teve distância de 64 jardas!

Na figura acima, Matt Prater acerta o gol adversário da linha de 64 jardas.



A interceptação

Muito comum nos jogos, a interceptação se dá quando qualquer jogador de defesa interrompe o passe do quarterback adversário, exercendo domínio total sobre a mesma. Após a interceptação, o time de defesa que conquistou a bola pode correr até a end zone adversária, anotando um touchdown. Caso não consiga retornar para touchdown, o time de ataque entra em campo.


Malcolm Butler intercepta passe de Russel Wilsom, dando a vitória do Super Bowl XLIX para os New England Patriots.


O fumble

O fumble acontece quando qualquer jogador que tenha o domínio da bola solte-na. Neste caso, a bola é de quem pegar. Fumbles podem ser retornados para touchdown.

O maior e mais ridículo fumble da história, o buttfumble ocorreu quando o quarterback Mark Sanchez, na época jogador dos New York Jets bateu sua cabeça nos glúteos do jogador do seu próprio time, deixando a bola viva. O time dos New England Patriots, adversários na partida, retornaram para touchdown.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores